quarta-feira, 22 de junho de 2011

desGREVEndo Nº 05

Hoje foi dia de intensa atividade. Pela manhã, fui a Conceição de Ipanema-MG. Foi um encontro ótimo com os colegas que entraram de greve. Os problemas lá são os mesmos daqui. Pressão dos pais e um tim de desinformação. Inclusive sobre a legalização da greve. Mas a escola unida. Outra questão é a transferência de alunos.
A tarde tivemos a Primeira Batucada da Educação com a participação ativa da fanfarra e uma excelente qualidade de envolvimento dos companheiros e companheiras que se fizeram presentes. Na oportunidade, panfletamos as principais ruas da cidade. O modelo do panfleto está postado abaixo, ontem.

Tenho acompanhado a greve de Santa Catarina através do meu colega de faculdade Everaldo. Tem um blog chamado grevedosprofessoressc.wordpress. Lá o governo fez ontem a proposta do Piso.

Amanha:
Panfletagem e divulgação da greve na reunião do PT.
Divulgação através de faixas ao longo do trajeto da procissão de Corpus Christi.

Pessoas que tiveram reunidos com a subsecretária de educação acham que o governo vai ceder. Ouvi isso de três fontes distintas, inclusive hoje em Conceição de Ipanema.

Até agora estamos sem informação sobre a conversa do Sindicato com a Secretária de Educação.

Blog da Amanda: Greve da educação do RN continua com possibilidade de radicalização do movimento. 2 horas atrás.

Boletim Informativo do ROGERIO CORREIA

Abaixo link para o informativo semanal do Rogério Correia

terça-feira, 21 de junho de 2011

desGREVEndo Nº 04

Novidades de hoje, terça-feira.
Encaminhamos para a gráfica o nosso panfletinho, para comunicarmos com a sociedade, veja o post abaixo, e encaminhamos as faixas.
Não deu para írmos a Roseiral. No entanto, amanhã, estarei em Conceição de Ipanema, a convite da colega Joaninha.
Segundo informações do Roberto, a reunião em Imbiruçu foi ótima. Fora a colega eleita para vice-diretora, os demais entrarão de greve, bem como Humaitá.

Ficamos sabendo que hoje a superitendente estava fazendo pressão a ponto de funcionários do Ocidente chegou a ligar para seus colegas de trabalho voltar. Mas a superitendente não vai pedir ninguém para continuar de greve. Tal atitude é chocante, uma vez que a superitendente está cometendo um ato ilegal segundo a Lei Federal nº 7.783 de 28/06/89.

Sabemos de alguns exageros de colegas que estão na direção de escolas.

Está confirmado, amanhã teremos, a partir da 17:00 horas a batucada da educação.Dois fatos importantes das atividades do Sind-UTE, a ser destacados:
1) A observações feitas à reportagem do MGTV, veiculada nessa terça-feira, 21;
b) A reunião marcada com a Secretária da Educação, às 10:30 horas, amanhã, 22. O Sind-UTE divulgará amanhã mesmo o resultado da reunião.
Os dois fatos estão postados no blog da Beatriz Cerqueira.

Quinta teremos panfletagem na reunião do PT.
Domingo, panfletagem na feira.

Tarde já, vamos dormir que amanhã é dia de luta.




E LA VEM O TAL TJMG DE NOVO

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais aparece novamente em cena com julgamentos parciais, sempre do lado do governo. Dessa vez aparece o Sindipol. Leia abaixo a reportagem na íntegra do pasquim do Anastasia, que denomina-se O ESTADO DE MINAS:


Justiça proíbe policiais de realizarem interdições em vias de todo o território de MG

Daniel Silveira
Publicação: 21/06/2011 19:29 Atualização: 21/06/2011 19:44
Multa diária no valor de R$ 100 mil. É o que deverá pagar o Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (Sindipol), caso desobedeça a ordem da Justiça, que o proibiu de realizar uma assembleia geral, programada para esta quarta-feira na Cidade Administrativa, sede do governo do Estado. A decisão da Justiça, dada à uma ação civil pública impetrada pelo Estado, proíbe ainda que os policiais realizem qualquer ato que provoque caos na cidade, como ocorrido recentemente.

De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o desembargador Eduardo Andrade, da 1ª Câmara Cível, entendeu que “a população e os outros funcionários públicos não podem ficar reféns de manifestações como esta”. A ação civil pública foi impetrada após manifestação organizada pelo Sindipol, em parceria com outras entidades sindicais, no dia 15 de junho, quando mais de mil servidores públicos interditaram completamente a rodovia MG-010, em frente à Cidade Administrativa.

Na ação, o governo anexou cópias de reportagens publicadas por jornais e revistas sobre a manifestação do dia 15 para fundamentar o pedido. Segundo o TJMG, o desembargador considerou em sua decisão a gravidade dos reflexos da manifestação descritos nas notícias apresentadas. O magistrado considerou que a ação lesou os direitos fundamentais dos cidadãos e a essencialidade do serviço público.

Ainda segundo o TJMG, o Sindipol estará sujeito à multa caso realize qualquer interdição de acessos às dependências da Cidade Administrativa e de todas as demais repartições e vias públicas situadas no território estadual.

Por meio de nota divulgada em sua página na internet, o Sindipol classificou como “lamentável” a ação em que “o Poder Judiciário e o Poder executivo, se unam para reprimir e subjugar, sem ouvir a parte contrária, manifestações legítimas em prol do melhoramento do serviço público”.

No comunicado, a entidade afirmou que “os policiais civis não participaram de qualquer ato de fechamento da linha verde no dia 15 de junho, tampouco convocou qualquer tipo de manifestação ou Assembleia Geral da categoria para o dia 22 de junho”. Salientou ainda que tem apenas orientado os servidores a atenderem 50% da demanda reprimida, ratificando que a greve da categoria está mantida.

MOVIMENTO NEGRO: NOTÍCIAS SOBRE O VIII FOPPIR

Notícias do VIII FOPPIR em 2011PDFImprimirE-mail

VEM AÍ O VIII FOPPIR O Fórum Mineiro de Entidades Negras - FOMENE, entre outras atividades para 2011, está preparando o VIII Fórum Pela Promoção da Igualdade Racial. Este fórum acontece anualmente e vem reunindo várias entidades e pessoas que militam na luta pela igualdade racial. Abaixo apresentamos um resumo dos encaminhamentos relacionados ao VIII FOPPIR até o momento:

Data do VIII FOPPIR – 14 a 16 de outubro de 2011 (chegada dia 13/10)

Local – Universidade Federal de Viçosa - MG

Tema – Saúde da População Negra Palestra de abertura - Marmo – Conselho Nacional de Saúde (outra pessoa ainda em definição)

Vagas – 300 participantes

Programação do evento (com possibilidades de alterações)

Dia: 14 de outubro (sexta-feira)

8h - Abertura do Evento

9h - Palestra sobre o tema central do evento

10:30h - Debate

12h - Almoço

13:30h - Grupos Temáticos

18h - Intervalo

20h - Momento cultural

Dia 15 de outubro (sábado)

7h - Amanhecer Cultural (Troca de saberes)

12h - Almoço

13:30 - Grupos Temáticos

16h - Plenária e encaminhamentos

20h - Momento Cultural

Dia 16 de outubro (domingo)

8h - Oficinas práticas (Ciclo de Cultura)

10:30h - Apresentação do resultado das oficinas

11:30h - Avaliação e encaminhamentos finais

12:30h – Almoço

Entidades da Comissão Organizadora até o momento - APN’s Cataguases, APN’s Muriaé, ARCABE – Juiz de Fora, Associação Alforria de Conselheiro Lafaiete, Associação Chica da Silva de Juiz de Fora, FIROP de Ouro Preto, Fórum de Entidades Negras e Parceiras de Juiz de Fora, Gangazumba de Cataguases, Grupo Afro Gangazumba de Ponte Nova, IFOP de Barbacena, IUC de Viçosa, Movimento Fé e Política de Manhumirim, Movimento Fé e Política de Manhuaçu, PJR de Caiana, STR de Simonésia, UNEGRO MG

Equipes de trabalho: Infra-estrutura, Programação, Comunicação e Divulgação, Animação Cultural e Finanças.

Próxima reunião da Comissão Organizadora – 18 e 19 de junho de 2011 em Congonhas.

Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, artigo de Antonio Silvio Hendges

Publicado em junho 21, 2011 por HC

Tags: lixo, resíduos sólidos

Compartilhe:

[EcoDebate] Os Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos estão previstos na Lei 12.305/2010 e no Decreto 7.404/2010 e para alguns setores tanto dos serviços públicos como da iniciativa privada é indispensável a sua adoção. Os resíduos dos serviços públicos de saneamento básico, indústrias, saúde, mineração, construção civil, serviços de transporte, atividades agrossilvopastoris, serviços e comércio que gerem resíduos perigosos ou não considerados como resíduos domiciliares pelo poder público municipal devem apresentar planos de gerenciamento, inclusive como parte integrante dos processos de licenciamento ambiental dos empreendimentos ou atividades.

Os empreendimentos localizados em um mesmo condomínio, município, microrregião, regiões metropolitanas ou aglomerações urbanas que exerçam atividades características em um mesmo setor produtivo e possuam mecanismos formalizados de gestão coletiva ou cooperação, podem apresentar o plano de gerenciamento de modo coletivo e integrado. As atividades devem estar individualizadas e os resíduos gerados indicados, assim como as ações e responsabilidades de cada um dos geradores.

A descrição dos empreendimentos ou atividades, o diagnóstico dos resíduos gerados ou administrados com origem, volume e caracterização, inclusive passivos ambientais, definição de procedimentos operacionais e das etapas de gerenciamento e seus responsáveis, identificação de soluções consorciadas ou compartilhadas, ações preventivas e corretivas em casos de acidentes ou má gestão, metas e procedimentos para a minimização dos resíduos são conteúdos indispensáveis aos planos de gerenciamento.

Outros itens importantes são ações relacionadas com a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos (Lei 12.305/2010, artigo 31), ações corretivas dos passivos ambientais, periodicidade da revisão e atualização dos planos, que devem estar de acordo com a vigência da respectiva Licença de Operação do órgão ambiental responsável, conformidade com o plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos e com as normas do Sisnama (Sistema Nacional do Meio Ambiente), Suasa (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária) e SNVS (Sistema Nacional de Vigilância Sanitária). A inexistência de plano municipal não impede a elaboração, implantação e operacionalização de plano de gerenciamento específico.

As cooperativas e associações que atuam no setor de reciclagem e reutilização de resíduos sólidos, as microempresas e empresas de pequeno porte que não produzam resíduos perigosos terão normas próprias sobre as exigências e conteúdos dos seus planos de gerenciamento, sendo que poderão estar inseridos no plano de gerenciamento das empresas com que operam de modo integrado, desde que estas estejam localizadas na mesma área de abrangência do órgão responsável pelo licenciamento ambiental.

As informações sobre a implantação e operacionalização dos planos de gerenciamento serão disponibilizadas aos órgãos municipais e licenciadores e atualizadas anualmente. Estas informações serão repassadas ao SINIR (Sistema Nacional de Informações Sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos).

REFERÊNCIAS:
- Lei 12.305/2010, artigos 20 a 24;
- Decreto 7.404/2010, artigos 55 a 63.

Antonio Silvio Hendges, articulista do EcoDebate, é Professor de Ciências e Biologia no RS. Email: as.hendges{at}gmail.com

EcoDebate, 21/06/2011

RÚGBI: O ESPORTE QUE MAIS CRESCE

O rúgbi brasileiro segue em ascensão. Em pouco mais de dois anos de nova gestão, a CBRu fechou acordos de patrocínio com Topper, Bradesco e Cultura Inglesa. Dentro de campo, as seleções nacionais seguem a evolução. A equipe feminina é heptacampeã sul-americana, enquanto a masculina de sevens alcançou a vaga para os Jogos Pan-Americanos deste ano. O time masculino de XV terminou o Sul-Americano na 4ª posição. LEIA MAIS EM:

ESPN.com.br / Rúgbi - Informação é o nosso esporte - Grupo CCR faz aporte em projetos de lei da Confederação Brasileira de Rúgbi

PANFLETO DA PRO SUBSEDE DE MUTUM-MG

ESTE É O RASCUNHO QUE FOI PARA A GRÁFICA

ESTAMOS EM GREVE POR QUE...

  • ü Temos o pior vencimento básico do país (R$ 369, 89);
  • ü Nosso governador não cumpre a Lei Federal 11.738/ 08 (Lei do Piso Nacional);
  • ü Precisamos de Concurso Público para todas as áreas da educação;
  • ü Lutamos por 10% do PIB para a educação;
  • ü Somos Trabalhadores em Educação, queremos respeito e dignidade.
  • SENHORES PAIS: A compreensão e o apoio de vocês é fundamental. A nossa luta é por uma educação de qualidade.
  • CAROS ALUNOS: Nossa greve é uma aula de cidadania. “Quem luta educa.”
  • TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO: A greve é um importante instrumento de pressão como resposta a esta política de empobrecimento e desvalorização profissional.

“Há que endurecer o coração, perder a ternura jamais.” (Che Guevara)

PRÓ SUBSEDE DE MUTUM-MG

Igreja Católica anuncia que vai colher assinaturas contra novo Código Florestal | Agencia Brasil

O Conselho Permanente da CNBB divulgou nota contra a flexibilização do uso de áreas de preservação permanente (APP) e contra a anistia das multas e penalidades a quem desmatou, estabelecidas no relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

O documento convoca os católicos “a participar do processo de aperfeiçoamento do Código Florestal, mobilizando as forças sociais e promovendo abaixo-assinados contra a devastação”. Segundo a CNBB, as decisões referentes ao código não podem ser motivadas por uma lógica produtivista que não leva em consideração a proteção da natureza, da vida humana e das fontes da vida. "Não temos o direito de subordinar a agenda ambiental à agenda econômica”, diz ainda a nota da CNBB.


Igreja Católica anuncia que vai colher assinaturas contra novo Código Florestal | Agencia Brasil

segunda-feira, 20 de junho de 2011

desGREVEndo nº 3



No desGREVEndo nº 03, temos muito assunto em pauta, pois não tivemos o que escrever sábado e domingo. Pouca coisa foi feita em Mutum-MG. Particularmente estive envolvido com a Festa do Padroeiro no Sábado e no domingo um relax, pois ninguém é de ferro, apesar do Anastazzista pensar que sim, E por falar nisso, cadê o movimento "O MINÉRIO É NOSSO".

Mas hoje teve reunião do comando de greve. Algumas coisas ficaram encaminhadas, a saber:
a) Vamos elaborar um planfeto para fazer as atividades de panfletagem;
b) Visita urgente a Roseiral, Humaitá e Imbiruçu. O que foi feito a tarde;
c) Realização da 1º Batucada da Educação, na Quarta-feira, as 17:30 horas, saindo do parquinho, como atividade pública, como atividade regional. Falta confirmar.
d) Faixas, o que já fiz orçamento.
e) Visitar e panfletagem nas escolas.

Pedimos desculpas aos colegas da EE Alvaro Scherre. Devido às nossas visitas descritas no item b acima, não realizamos a reunião que havíamos comentado.
Recebi uma mensagem pelo orkut da colega Joaninha, de Conceição de Ipanema. Ela acaba de entrar em Greve, juntamente com sua escola. O comando de greve, assim que for possível, estará lá para fortalecer o movimento e sobretudo, ampliar o apoio para a subsede.

Excelente artigo do colega Euler Conrado em: http://blogdoeulerconrado.blogspot.com/ . Fala da perda da sensibilidade de alguns colegas.

Postamos em nosso blog um vídeo do Padre João usando seu espaço para falar da greve do funcionalismo público.

E o tal do sindpúblicos? Esta no blog da Beatriz Cerqueira, http://blogdabeatrizcerqueira.blogspot.com/, uma matéria interessante sobre a publicação no site da educação sobre a conversa que o secretária de educação teve com representantes desse sindicato, que dizem representar os trabalhadores nas superitendências. Coisas para confundir a cabeça dos Trabalhadores em Educação. Outro post interessante é o artigo publicado no jornal Estado de Minas, na coluna de opiniões.

A nossa luta não será em vão.


II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas

Carta do II BlogProg – Brasília – Junho de 2011

Rodrigo Vianna (Escrevinhador), foi o redator das alterações do documento votadas em plenária na tarde de domingo, 19/06/2011. 2º blogprog, Brasília.

Desde o I Encontro Nacional dos Blogueir@s Progressistas, em agosto de 2010, em São Paulo, nosso movimento aumentou a sua capacidade de interferência na luta pela democratização da comunicação, e se tornou protagonista da disseminação de informação crítica ao oligopólio midiático.

Ao mesmo tempo, a blogosfera consolidou-se como um espaço fundamental no cenário político brasileiro. É a blogosfera que tem garantido de fato maior pluralidade e diversidade informativas. Tem sido o contraponto às manipulações dos grupos tradicionais de comunicação, cujos interesses são contrários a liberdade de expressão no país.

Este movimento inovador reúne ativistas digitais e atua em rede, de forma horizontal e democrática, num esforço permanente de construir a unidade na diversidade, sem hierarquias ou centralismo.

Na preparação do II Encontro Nacional, isso ficou evidenciado com a realização de 14 encontros estaduais, que mobilizaram aproximadamente 1.800 ativistas digitais, e serviram para identificar os nossos pontos de unidade e para apontar as nossas próximas batalhas.

O que nos une é a democratização da comunicação no país. Isso somente acontecerá a partir de intensa e eficaz mobilização da sociedade brasileira, que não ocorrerá exclusivamente por conta dos governos ou do Congresso Nacional.

Para o nosso movimento, democratizar a comunicação no Brasil significa, entre outras coisas:

a) Aprovar um novo Marco Regulatório dos meios de comunicação. No governo Lula, o então ministro Franklin Martins preparou um projeto que até o momento não foi tornado público. Nosso movimento exige a divulgação imediata desse documento, para que ele possa ser apreciado e debatido pela sociedade. Defendemos,entre outros pontos, que esse marco regulatório contemple o fim da propriedade cruzada dos meios de comunicação privados no Brasil.

b) Aprovar um Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) que atenda ao interesse público, com internet de alta velocidade para todos os brasileiros. Nos últimos tempos, o governo tem-se mostrado hesitante e tem dado sinais de que pode ceder às pressões dos grandes grupos empresariais de telecomunicações, fragilizando o papel que a Telebrás deveria ter no processo. Manifestamos, ainda, nosso apoio à PEC da Banda Larga que tramita no Congresso Nacional (propõe que se inclua, na Constituição, o acesso à internet de alta velocidade entre os direitos fundamentais do cidadão).

c) Ser contra qualquer tipo de censura ou restrição à internet. No Legislativo, continua em tramitação o projeto do senador tucano Eduardo Azeredo de controle e vigilância sobre a internet – batizado de AI-5 Digital. Ao mesmo tempo, governantes e monopólios de comunicação intensificam a perseguição aos blogueiros em várias partes do país, num processo crescente de censura pela via judicial. A blogosfera progressista repudia essas ações autoritárias. Exige a total neutralidade da rede e lança uma campanha nacional de solidariedade aos blogueiros perseguidos e censurados, estabelecendo como meta a criação de um “Fundo de Apoio Jurídico e Político” aos que forem atacados.

d) Lutar pelo encaminhamento imediato do Marco Civil da Internet, pelo poder executivo, ao Congresso Nacional.

e) Defender o Movimento Nacional de Democratização da Comunicação, no qual nos incluímos, dando total apoio à luta pela legalização das rádios e TVs comunitárias, e exigindo a distribuição democrática e transparente das concessões dos canais de rádio e TV digital.

f) Democratizar a distribuição de verbas públicas de publicidade, que deve ser baseada não apenas em critérios mercadológicos, mas também em mecanismos que garantam a pluralidade e a diversidade. Estabelecer uma política pública de verbas para blogs.

g) Declarar nosso repúdio às emendas aprovadas na Câmara dos Deputados ao projeto de Lei 4.361/04 (Regulamentação das Lan Houses), principais responsáveis pelos acessos à internet no Brasil, garantindo o acesso à rede de 45 milhões de usuários, segundo a ABCID (Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital).

h) Fortalecer o movimento da blogosfera progressista, garantindo o seu caráter plural e democrático. Com o objetivo de descentralizar e enraizar ainda mais o movimento, aprovamos:

- III Encontro Nacional na Bahia, em maio de 2012.

- Que a Comissão Organizadora Nacional passará a contar com 15 integrantes:

- Altamiro Borges, Conceição Lemes, Conceição Oliveira, Eduardo Guimarães, Paulo Henrique Amorim, Renato Rovai e Rodrigo Vianna (que já compunham a comissão anterior);

- Leandro Fortes (representante do grupo que organizou o II Encontro em Brasília);

- um representante da Bahia (a definir), indicado pela comissão organizadora local do III Encontro;

- Tica Moreno (suplente – Julieta Palmeira), representante de gênero;

- e mais um representante de cada região do país, indicados a partir das comissões regionais (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte). As comissões regionais serão formadas por até dois membros de cada estado, e ficarão responsáveis também por organizar os encontros estaduais e estimular a formação de comissões estaduais e locais.

Os blogueir@s reunidos em Brasília ainda sugerem que, no próximo encontro na Bahia, a Comissão Organizadora Nacional passe por uma ampla renovação.

Brasília, 19 de junho de 2011.

Padre João - Pela implementação do Piso Nacional dos trabalhadores em Ed...