sexta-feira, 30 de abril de 2010

GREVE: UMA AULA DE CIDADANIA

Ontem, em Belo Horizonte, olhando os dizeres nas camisas de companheiros de outras subsedes, um dizer especial me chamou atenção.
Dizia que não estamos na escola mas estamos na rua dando uma aula de cidadania. É preciso entender que uma greve como a da nossa categoria que completou 22 dias ontem (29/04/2010), traz em seu bojo muitas implicações. Pois uma greve implica sobretudo um desafio para o gestor público. No nosso caso, o governo estadual.
Outras implicações se seguem:
a) O fato de nossos filhos estarem sem aula é culpa do governo e não dos professores ou do nosso sindicato. o Sind-ute está apenas fazendo a sua parte: lutar pelos direitos da categoria.
b) O comportamento do governo está parecido com o de um menino pirracento, e de com menino pirracento nós sabemos lidar.
c) Cortar o salário dos educadores em greve é um ato de inresponsabilidade fiscal.
d) Se o governo volta atrás e reconhece a legalidade da greve, isto quer dizer que ele está se sentindo cada vez mais fraco.

comentarei outras implicações no decorrer dessa greve.

Greve:

Professores mantêm greve na rede estadual após 22 diasApós assembleia, categoria realiza protesto na Praça Sete. Trânsito ficou tumultuado no hipercentro de Belo Horizonte

Thiago Ventura - Portal Uai

Publicação: 29/04/2010 17:49 Atualização: 29/04/2010 20:13

Praça Sete chegou a ficar fechada - (Câmeras da BHTrans)
Praça Sete chegou a ficar fechada
Continua a greve na rede estadual da educação em Minas Gerais. Os professores, em assembleia realizada nesta quinta-feira, decidiram continuar com o movimento, iniciado em 8 de abril. Após o evento, osprofessores fizeram uma passeata até a Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte, para uma manifestação.

A principal reivindicação dos professores é a implementação do piso salarial nacional, que é de R$ 1.312. Em março, o governo estadual concedeu aumento de 10% para todos os servidores. No entanto, segundo os grevistas, mesmo com o reajuste, a categoria continua com remuneração defasada.
De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), as propostas foram discutidas em reunião com representantes da secretaria da Educação nesta semana. Apesar disso, uma nova contra-proposta não foi enviada pelo governo.

A estimativa de público, segundo os organizadores é de dez mil pessoas, entre professores e outros funcionários das escolas. O grupo se aglomerou na Praça Sete e deixou o trânsito congestionado, justamente no final do horário comercial.

A categoria marcou para a próxima quarta-feira, dia 5 de maio, uma nova assembleia para analisar a greve. O local ainda não foi definido, mas deve ser novamente na praça da Assembléia Legislativa, no bairro Santo Agostinho.

É NÓS NA MULTIDÃO

quarta-feira, 28 de abril de 2010

COMPANHEIRO AGREDIDO EM UBERLÂNDIA


Servidores enfrentam militantes antes de visita de Serra

Agência Estado -
Publicação: 28/04/2010 15:59
Enquanto aguardavam a chegada do pré-candidato à Presidência da República, José Serra, do ex-governador mineiro, Aécio Neves, e do atual governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), servidores da educação estadual confrontaram militantes tucanos em frente à Associação Comercial e Industrial (ACI) de Uberlândia. Cerca de 30 representantes do Sindicato dos Servidores de Educação Estadual estavam com faixas reivindicando o piso salarial de R$ 1.312,85 ao governador, enquanto militantes do PSDB gritavam frases de apoio a Serra, Aécio e a Anastasia.

Por volta de 14h40, após uma discussão verbal, houve um rápido confronto. Militantes tucanos usaram mastros de bandeira para agredir os representantes sindicais. Carlos Alberto Kian, colaborador do sindicato, caiu e foi atingido por um chute no rosto. O óculos do sindicalista quebrou e ao tentar se levantar foi contido pela Polícia. Os grupos foram separados pela PM.

Segundo Elaine Cristina Ribeiro, diretora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, cerca de 70% dos professores estaduais de Uberlândia estão paralisados há cerca de 20 dias e 80% do Estado estariam em greve no neste período.

COMENTÁRIO DE UM COMPANHEIRO DE LUTA: os tucanalhas chamam a dilma de terrorista e os agressores dos educadores de seus filhos de herois. votem no serra que nós, defensores de um piso salarial digno para esta classe tão desprestigiada votamos na dilma!

COMENTÁRIO DO CLÁUDIO: Só apanhando literalmente é que a gente aparece na noticia dos grandes de Minas. Isto é que é ser educador no estado de MG (Mentiras Gerais).

CARTA DE RESPOSTA DA SIND-UTE

PSB COM DILMA EM 2010

BANDA LARGA

cartão de credito

GREVE ENTRE SAPOS E JACARÉS

Como membro do comando de greve em Mutum, estive hoje em Lajinha-MG, em duas escolas, a Professor Adalmário e na Escola Estadual do Areado.

Na professor Adalmário, houve uma reunião onde o Sr diretor falou sobre o oficio "oficioso" que a Senhora Secretária de Educação enviu para os diretores. No final, O professor Roberto Augusto, representante do Sind-Ute, falou sobre as contradições existentes nesse oficio. No final houve a intervenção do diretor que colocou claro a questão dos 50% de professores e em que situação haveria contratação. A escola permanece de greve.

Em Areado há resistencias individuais, sobretudo de pessoas insastifeitas com o sind-Ute e com suas pendencias pessoais. Deixamos a sementinha, mas o terreno não nos pareceu tão forte. Estava comigo nesse trabalhos meus colegas Roberto Augusto, Roberta, JB e Selma.

Amanhã estaremos em Belo Horizonte.

terça-feira, 27 de abril de 2010

PRÉVIAS DO PT

Cadê a divulgação das prévias do PT? Em Mutum tudo parece estar silenciado. Domingo vou lá votar.

Acredito que estas prévias não estão sendo muito trabalhada por que a cúpula estadual acredita que haverá uma intervenção, e até mesmo os candidatos, Pimentel e Patrus, parecem acreditar nisso.

É por isso que tudo está parado. Em contado com o pessoal do Grupo Fé e Política de Manhuaçu, percebe-se que a falta de informação é total. Hoje foi dia de cadastrar os fiscais e nada.

Estou esperando domingo para ver no que vai dar.