sábado, 18 de fevereiro de 2012

SACADA DO DIA

Em Minas já vivemos um verdadeiro carnaval de mentiras e corrupção desde 2002. Enquanto os servidores vivem uma via-crucis sem fim.

ORIGEM DO MOVIMENTO PELA ÉTICA NA POLÍTICA

O "Movimento pela Ética na Política" de 1992 - por Carlos Fico!


O plano de estabilização de Collor foi um completo fracasso. Já em 1991, o presidente, que tomara posse em 1990, viu seu governo minado pela inflação e recessão. Além disso, circulavam, de maneira cada vez mais ostensiva, inúmeras suspeitas de corrupção, envolvendo ministros de Estado e altos funcionários da República.

A esposa de Collor também se viu envolvida em acusações de malversação de dinheiro público e de favorecimento ilícito de parentes.
No mês de abril de 1992, o irmão do presidente concedeu uma entrevista escandalosa à revista Veja, denunciando um esquema de corrupção liderado pelo tesoureiro da campanha de Collor.
No mês de maio, o Congresso instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito que terminaria por recomendar o impeachment de Collor.

Foi nessa atmosfera que atuou o Movimento pela Ética na Política, que nasceu de um pequeno grupo de pessoas. Segundo Betinho, “a princípio, ninguém acreditava em nossas chances de sucesso: nem o mundo político nem a mídia. Collor havia sido eleito por 35 milhões de votos. Nós nos contentamos em afirmar que a corrupção era inadmissível”.

O movimento nasceu de um grupo de pessoas, que se reunia na UFRJ. Eram sindicalistas, universitários, militantes de partidos, pessoal das ONGs. A iniciativa partiu de uma proposta do deputado federal José Carlos Sabóia, do PSB do Maranhão, numa das reuniões mensais promovidas por uma ONG (INESC) com parlamentares progressistas.
O deputado queixou-se do isolamento dos parlamentares democráticos no Congresso e sugeriu que o INESC convidasse a OAB, a CNBB, o IBASE e algumas personalidades políticas para discutirem a questão.

Nessa reunião, realizada em 9 de maio de 1992, por proposta do presidente da OAB, Marcelo Lavenère, ficou decidida a realização de uma "Vigília pela Ética na Política", que de fato aconteceria no auditório Petrônio Portella no Senado Federal, reunindo 183 entidades, 70 parlamentares e mais de 1.000 pessoas. No evento, foi lida uma Declaração ao Povo.

Com a sucessiva revelação de escândalos, através de depoimentos de funcionários que trabalhavam próximos a Collor, foi-se constituindo a convicção generalizada sobre a existência efetiva de um esquema articulado de suborno no país, capitaneado por auxiliar da confiança do presidente.
Em decorrência, ampliava-se a indignação pública, notadamente nos setores médios urbanos, sempre sensíveis às acusações de corrupção. Foi nesse ambiente que o Movimento pela Ética na Política cresceu, chegando a reunir aproximadamente 900 entidades em coalizão.

A OAB decidiu apresentar ao Congresso Nacional o pedido de impeachment do presidente, assinado pelos conselheiros da entidade e outras personalidades. O pedido seria levado ao Congresso numa caminhada em Brasília. No primeiro dia de setembro de 1992, pouco mais de cem pessoas partiram da frente da sede da OAB, na Capital Federal, em direção à Praça dos Três Poderes.
Barbosa Lima Sobrinho, provecto presidente da Ordem, foi de carro, pois não estava em condições físicas de ir a pé. Os conselheiros, acompanhados por Betinho, Jair Menegueli e algumas outras personalidades nacionais, foram à frente da passeata, de braços dados. Conforme o grupo se deslocava, aumentava o número de participantes. Afinal, a passeata chegou a reunir 3.000 pessoas.

O Movimento não pararia de crescer. A mídia acabou aderindo, especialmente através do jornal Folha de S.Paulo. A TV não pôde deixar de noticiar as manifestações que, então, surgiam de diversos pontos da sociedade.

Collor não avaliou bem o significado e o alcance do movimento. Ele tentou reverter a negatividade do quadro apelando também para um ato simbólico, convocando diretamente o povo a apoiá-lo. Decidiu pedir que a população saísse às ruas vestida com as cores nacionais num domingo.
Na sexta-feira, os integrantes do Movimento, reunidos no Fórum, resolveram convocar uma contra-manifestação, na qual as pessoas deveriam vestir preto, em "luto" que expressasse o repúdio ao presidente. Eles supunham ser capazes de reunir algumas dezenas de pessoas, em função do pouco tempo disponível para divulgar o ato. Betinho relatou o que viu:

Quando saí de casa – porque eu moro perto do Leme –, quando saí de casa de carro, antes de entrar no túnel, eu percebi que já estava dentro de uma manifestação. E todo mundo de preto e não encontrei ninguém que tinha visto na véspera, na reunião. E nós falamos: “Bom, existe um movimento social muito mais profundo, existe uma questão ética muito mais profunda nessa sociedade”. E aí a mídia toda repercutiu.

Várias manifestações públicas se sucederiam, especialmente nas proximidades do julgamento de Collor, boa parte delas embalada por jovens estudantes, que assomavam à cena política retrabalhando símbolos, como a “cara-pintada”, a bandeira e as cores nacionais que, desde a Campanha das Diretas, foram reintroduzidos no Brasil nessa nova modalidade de mobilização – a festa na política.

Em 29 de setembro de 1992, a Câmara dos Deputados autorizou a abertura do processo deimpeachment de Collor, logo posto em licença, assumindo na interinidade o vice-presidente Itamar Franco.

Finalmente, durante sessão do Senado de julgamento do impeachment, em 29 de dezembro, vendo impossível sua defesa, Collor renunciou – o que não o livrou de ter seus direitos políticos cassados por oito anos.

Link:
http://www.brasilrecente.com/2011/08/o-movimento-pela-etica-na-politica-de.html

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

INFORMATIVO 136 DO PADRE JOÃO

Importante encontro em Manhuaçu na defesa do agrotóxicos.
Caravanas: Todos com Dilma e por Minas".
Solidariedade ao Deputado Estadual Rogério Correia.

LEIA MAIS EM: Untitled Document

INFORMATIVO 136 DO PADRE JOÃO

Importante encontro em Manhuaçu na defesa do agrotóxicos.
Caravanas: Todos com Dilma e por Minas".
Solidariedade ao Deputado Estadual Rogério Correia.

LEIA MAIS EM: Untitled Document

CONGRESSO EM ARAXÁ: SIND-UTE VAI BEM, OBRIGADO!!!!

Congresso do Sind-UTE/MG bate recorde de participação -
Na abertura do evento, o teólogo Leonardo Boff
recomenda a educação como prática libertadora
Congresso do Sind-UTE/MG bate recorde de participação - Na abertura do evento, o teólogo Leonardo Boff recomenda a educação como prática libertadora

Aberto oficialmente nessa sexta-feira (11/02) o 9º Congresso do Sind-UTE/MG, que acontece até 12 de fevereiro, no Sesc em Araxá, à Rua Doutor Edmar Cunha,150, bairro Santa Terezinha . Trata-se do maior evento do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais - participam mais de 2.500 delegados, de todo o Estado. O evento conta também com representantes de educação, de movimentos sociais e estudantil e entidades sindicais, além do teólogo e escritor Leonardo Boff, que fez a conferência de abertura.

Na oportunidade, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin Leão, destacou que, assim, como os educadores mineiros que batalham pela implantação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), a luta se repete em outros estados. “A idéia é unificar esforços para cobrar a implantação do Piso Salarial Nacional Profissional na greve brasileira, prevista para acontecer nos dias 14, 15 e 16 de março”. Leão lembrou ainda que a greve de 112 dias realizada pelo Sind-UTE/MG, em 2011, foi uma luta que enfrentou a arrogância e a prepotência de um governo cujo princípio é construir uma educação pública que não tenha comprometimento social.

Leia mais em: SINDUTE MG,