sexta-feira, 1 de julho de 2011

GREVE: ARTIGO NO JORNAL O TEMPO

A greve da educação


Publicado no Jornal OTEMPO em 30/06/2011
Avalie esta notícia »
DANIEL DE SOUZA B. M. BRAGA
Professor da rede estadual de ensino

Mais um ano, mais uma greve dos professores da rede estadual. Seria uma notícia corriqueira entre tantas outras se o cenário não fosse particularmente desolador.

O palavrório do governo para tentar justificar o injustificável se esforça em veicular informações distorcidas com o claro objetivo de criminalizar os professores perante a opinião pública. Entretanto, ao tornar públicos valores que o governo deveria pagar e que de fato paga, a secretária Renata Vilhena, inadvertidamente, expõe as mazelas da educação pública.

Discutir subsídios de R$ 712 ou R$ 1.320 para professores com curso superior é denegrir a própria imagem enquanto gestora. Uma profissão que exige conhecimentos acadêmicos e possui imensa responsabilidade social deveria ter remuneração condizente com tais atribuições.

Quando decide enfatizar a carga horária de 24 horas semanais, difunde ideia maliciosa de que são poucas as horas trabalhadas, assim como omite a realidade da profissão. Nós trabalhamos mais fora das salas de aula que propriamente dentro delas. Preparamos aula, corrigimos provas e exercícios, frequentamos cursos de capacitação para justamente tentar manter a qualidade das aulas, que são de fato a última etapa do processo.

O que na verdade se constata, observando as últimas ações de governo, é que sistematicamente o poder público faz aprovar leis que objetivam o retrocesso na educação, haja vista a Lei nº 18.975/10, que instituiu o subsídio como forma de remuneração. Ao implementar essa "nova" forma de pagamento, o governo deliberadamente empobrece a carreira, fato que afugenta os recém-formados do serviço público. Basta pesquisar e a realidade torna-se irrefutável - estão faltando professores.

Os argumentos acima já seriam suficientes para um movimento grevista, pois a carreira é fundamental para aqueles que pretendem permanecer na docência e obviamente para aqueles que pensaram um dia em exercer a profissão. Mas a lei do subsídio ainda apresenta diversos pontos ardilosos que vão de encontro às perspectivas da categoria.

Ao reposicionar os servidores na "nova" carreira, os mais antigos, com décadas de dedicação às salas de aula, foram rebaixados, ou seja, de súbito estão de volta ao início do trajeto profissional, num claro desrespeito ao tempo de serviço prestado.

A greve dos professores estaduais diz respeito ao não-cumprimento da Lei nº 11.738/08, que estabelece o piso nacional para o magistério. Essa lei proíbe a incorporação de benefícios conquistados ao longo da vida profissional ao salário-base, ato promovido pelo governo ao pôr em prática o subsídio.

Não obstante o quadro desolador, acreditamos que o diálogo é condição sine qua non para se sair do impasse e retomarmos as atividades nas escolas. Entretanto, é fundamental ter mais transparência na divulgação de informações sobre a realidade da educação mineira, pois corre-se o risco de confundir a opinião pública em vez de esclarecê-la.

Assembleia Estadual do SInd-UTE/MG - Fala da Beatriz Cerqueira - 04/05/1...

desGREVEndo Nº 07


A greve continua, isso nós já informamos. É evidente que a greve esse ano, e não desse ano já que é continuidade da greve de 2010, tem desafios diferentes. É uma greve de adesão mais que qualitativa que quantitativa. Isto é, a qualidade do movimento e das atividades desenvolvidas pelo Sind-UTE superam as atividades do ano passado. O nível de debate, mediante os desafios, são debates de alto nível social e político. Por isso, a nossa greve incomoda tanto ou até mais que a do ano passado. E greve que não incomoda, não tem resultado.
Hoje, as O:30 horas, acessei o PORTAL DO SERVIDOR, e ele dizia que o demonstrativo de pagamento excepcionalmente esse mês será a partir do dia 07. hoje de manhã ele tem a seguinte mensagem.

"Esta página da web não está disponível

A página da web em https://www.portaldoservidor.mg.gov.br/broker/dadosContraCheque.php?acao=buscarContraCheque pode estar temporariamente indisponível ou pode ter sido movida permanentemente para um novo endereço da web.

Veja algumas sugestões:

Erro 118 (net::ERR_CONNECTION_TIMED_OUT): O tempo limite da operação foi atingido."
É o governo brincando com coisa séria. Muitos de nós tem como única fonte de renda nosso salário. Muitos de nós temos consciência da necessidade e da lei que nos protege. Brincadeira esse governo.
Precisamos agora fortalecer o movimento, que tem adesão de 50%.
Ontem tivemos atividades intensas. As escolas de Ministro e do Cantinho do Céu foram visitadas. O cartaz falando da Paralisação Nacional do dia 06.
Estivemos também em Penha do Coco e Lajinha. Por lá a greve continua.

Blog Beatriz Cerqueira: Outro dia de luta pelo Piso Salarial

Blog Beatriz Cerqueira: Outro dia de luta pelo Piso Salarial: "Colegas, durante o último Comando de Greve recebi algumas críticas de que era inadmissível que eu postasse no blog informações sobre o movi..."

quinta-feira, 30 de junho de 2011

quarta-feira, 29 de junho de 2011

desGREVEndo Nº 06




A GREVE CONTINUA, E ENTÃO...

A continuidade da greve dos Trabalhadores e Trabalhadoras da rede pública de educação do Estado de Minas Gerais foi aprovada ontem na Assembleia da Categoria. Segundo o Sindicato a adesão em 50% por todo o estado, variando de 10% a 100%. Então, mais que uma categoria em greve, nós, Trabalhadores em Educação somos uma categoria em luta por nossos direitos. Mutum, Prata e Lajinha mais uma vez se fez presente na greve.

Inicialmente, participamos do finalzinho da reunião do comando, no auditório do CREA-MG.
Vimos que é nessa reunião que as coisas são definidas de forma democrática, e questiono se em todos os sindicatos são assim, onde a proposta da direção pode ser rebatida, onde existe espaço para divergências.
A assembleia contou com a participação de 5 mil trabalhadores em educação, ainda com a presença dos trabalhadores em saúde que estão em greve desde ontem. Tivemos a presença de deputados estaduais da oposição e de estudantes da AMES (Associação Metropolitana de Estudantes Secundáristas) e da UBES (União Brasileira de Estudantes Secundaristas).
Observe na foto acima, além do nosso combativo companheiro Ronaldo, que mora em Humaitá e trabalha em Imbiruçu, as bandeirolas. Tivemos a Arraiá do calote. Tenho falado de calote nos espaços que tivemos em rádios e nos comandos de greve. Teve uma quadrilha onde as falas foram parodiadas. Não temos imagem desse momento cultural de denúncia.
Beatriz Cerqueira, coordenadora geral do Sind-UTE, explicou pausadamente, tivemos a intervenção de 10 falas sugerindo, reforçando e encaminhando sugestões.
Ao final foi aprovado um conjunto de atividades, como a de hoje, com a presença a c0missão de orçamento, caça ao governador (pode acontecer em Mutum, se ele vier na exposição). atividades regionais, ida para as portas das escolas, e sobre tudo ocupação de espaços públicos (como é estratégia, não pode ser publicado). Além de atividades conjuntas com as outras categorias em greve.
A assembleia encerrou com um ato público diferente. Abraços na Assembleia Legislativa e no Ministério Público Federal.
MUTUM PRESENTE NO ABRAÇO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Imbiruçu presente no abraço a Assembleia Legislativa.

Estaremos reunindo o comando de greve daqui a pouco para traçar as estratégias em Mutum em Região. Hoje reunião em Bananal e Chalé.

PRÓXIMA ASSEMBLEIA DA CATEGORIA:
DIA 06 DE JUNHO, PÁTIO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA



No blog do Euler tem um texto interessante endereçado aos pais: http://blogdoeulerconrado.blogspot.com/
No blog da Beatriz Cerqueira, mais informações sobre a Assembleia da categoria e o calendário aprovado de atividades. http://blogdabeatrizcerqueira.blogspot.com/