sexta-feira, 4 de setembro de 2015

MUTUM PRESENTE NO FÓRUM REGIONAL

NOTA DO BLOG:
Os Fóruns Regionais estão formatando um novo jeito de gerir o Estado. Primeiro reorganizando as macrorregiões denominadas doravante de territórios, e nós somos agora CAPARAÓ.


Isso influência no nosso projeto do MVLP (Movimento por Vereadores da Luta Popular), que poderá atuar em quatro territórios.

A segunda formatação é na gestão democrática. Mas pode aprofundar mais, e muito mais. Não deixa de ser um prelúdio de orçamento participativo.
Fique agora com o texto da Página no Facebook da Prefeitura de Mutum:

Uma comitiva mutuense esteve em Ponte Nova nesta quarta (02/09) para a segunda etapa do Fórum Regional do Caparaó promovido pelo Governo de Minas. Lideranças políticas e representantes de entidades sociais participaram das oficinas que nesta fase teve o objetivo de apresentar, discutir e estabelecer as prioridades do território de desenvolvimento do Caparaó que compreende 55 municípios e uma população de aproximadamente 680 mil habitantes.
João Batista Marçal (PT) prefeito de Mutum

Comitiva Mutuense (em parte) presente no Fórum Regional

Os participantes levaram suas propostas, destacando os problemas e necessidades de cada município e as demandas regionais para serem analisadas pela plenária e, em seguida, indicadas as prioridades que, juntamente com os demais territórios, permitirão um diagnóstico territorial. O Governo Estadual irá fazer uso desse diagnóstico para construir o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG). Nesses documentos o Estado diz quais projetos e ações serão implementados e onde pretende investir seu orçamento nos próximos anos.
Para a discussão e priorização das propostas as pessoas se dividiram em cinco grupos temáticos que também indicaram os representantes para o Comitê de Planejamento Territorial (COMPLETE). Os eixos trabalhados foram: 1 Desenvolvimento Produtivo, Científico e Tecnológico (Comércio, Indústria, Turismo, Agropec, Meio Ambiente); 2 Infraestrutura e Logística (Obras, Transportes, Tecnologia, Saneamento); 3 Saúde e Proteção Social (Direitos Humanos, Saúde e Políticas Sociais, Esporte e Juventude); 4 Segurança Pública (Defesa Social, Polícias Militar e Civil, Sistema Prisional); 5 Educação e Cultura.
O resultado dessa fase foi o Relatório de Diagnóstico Territorial; a eleição dos membros do COMPLETE e também a indicação para composição do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (CEDES).
Saiba mais sobre o Fórum em www.forunsregionais.mg.gov.br

SERIN / Fotos: Léo Gomes

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

HERODISMO DO SÉCULO XXI

 Se soubesse nadar, Talvez tivesse chegado à praia,   Com vida, mas ele tinha apenas 3 anos. Minutos antes do naufrágio,   A mãe ..

Leia o texto completo em: :.

MUTUM PASTORAL: HERODISMO DO SÉCULO XXI

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

PARAÍSO PERDIDO DE FREI BETTO

Paraíso perdido é uma leitura fundamental. Fundamental, sobretudo, para nós, cidadãos brasileiros adultos, desta segunda década do século XXI. Para alguns de nós, as experiências do socialismo – vividas, lidas, ouvidas ou estudadas – representaram uma primeira perspectiva concreta de um mundo mais humano. O livro de Frei Betto nos lembra que tal perspectiva – pela qual, aliás morreram tantos homens e mulheres – constituía uma “primeira” experiência histórica. Que, se quase nunca deu certo – e parece mesmo não ter dado – pode deixar (e efetivamente deixa) lições sugestivas para outras e novas experiências que, com certeza, virão. Pois não vivemos um tempo que assiste ao retorno do povo à rua, pedindo correção de rumos, fazendo reivindicações de largo espectro?



MUTUM PASTORAL: PARAÍSO PERDIDO DE FREI BETTO:...