sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Blog da CPT-MG Comissão Pastoral da Terra Minas Gerais: Alvimar Ribeiro dos Santos, “o Alvimar da CPT”, fa...

Alvimar da CPT, um defensor intransigente dos direitos sociais do campesinato: posseiros, quilombolas, geraizeiros, vazanteiros, sem-terra e dos indígenas, tendo contribuído muito na reconquista do território do povo indígena Xacriabá e do território quilombola de Brejo dos Crioulos, no Norte de Minas.
Alvimar teve ao seu lado em 45 anos de matrimônio Lúcia Helena Costa dos Santos: um mar de bondade, mulher lutadora e de uma força interior infinita. Alvimar e Lúcia têm uma filha: Graziele dos Santos Fortini e três filhos: Cristian Jonas Costa dos Santos , de 35 anos, Daniel Costados Santos, de 32 anos e OsvaldoSamuel Costa dos Santos, 31 anos; e três netas: Amanda Cristina Amarante Santos, Júlia Alcântara Santos eMaria Clara Santos Fortini  e dois netos: João Gabriel Santos Fortini e Uirá Moreno Nascimento Santos.




leia mais em:

Blog da CPT-MG Comissão Pastoral da Terra Minas Gerais: Alvimar Ribeiro dos Santos, “o Alvimar da CPT”, fa...:

ENCONTRO DOS POVOS QUILOMBOLAS


Começou ontem, dia 18/08, em Piranga, o Encontro dos Povos Quilombolas da Zona da Mata Mineira. Em média, 70 pessoas permanecerão na cidade até o dia 21, domingo próximo.
Pela manhã de hoje, os quilombolas recordarão um pouco da história do Povo Negro na região, começando pelo município de Piranga, onde existem mais de dez comunidades quilombolas.
Os participantes também farão análise de conjuntura estadual e nacional no que tange às políticas quilombolas. Neste momento, contaremos com a colaboração de representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário e Federação Estadual das Comunidades Quilombolas.
Na parte da tarde, os quilombolas serão organizados em diversos grupos de trabalho para discussões específicas.

O encontro está sendo organizado pela Rede de Saberes dos Povos Quilombolas - REDE SAPOQUI, em parceria com a Rede Moínhos - PROEXT/UFV, Núcleo de Educação do Campo e Agroecologia - ECOA. O encontro conta ainda com o apoio da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Piranga, Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado de MG, Comboio Agoecológico SUDESTE, Centro de Tecnologias Alternativas - CTA, FOMENE, Licena/UFV, Instituto Universo Cidadão e Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens - NACAB, Escolas Família Agrícola, Comissão Pastoral da Terra - CPT/ZM, N'GOLO, Kizomba Namata/UFJF.

FACEBOOK DO FOPPIR