sexta-feira, 18 de novembro de 2011

QUERO VER SE A GRANDE MÍDIA VAI NOTICIAR?


Brutal massacre na Comunidade Kaiowá nessa sexta (18) é ignorado pela mídia

Por CIMI, indicação de Natalia Forcat 

Cacique Nísio Gomes (no centro da foto abaixo) foi executado com tiros de calibre 12 e seu corpo foi levado pelos pistoleiros. Até agora, nenhuma nota na grande mídia

No início da manhã desta sexta-feira (18), por volta das 6h30, a comunidade Kaiowá Guarani do acampamento Tekoha Guaiviry, município de Amambaí, Mato Grosso do Sul, sofreu ataque de pistoleiros, cerca de 40, fortemente armados.

O massacre teve como alvo o cacique Nísio Gomes, 59 anos, (centro da foto) executado com tiros de calibre 12. Depois de morto, o corpo do indígena foi levado pelos pistoleiros – prática vista em outros massacres cometidos contra os Kaiowá Guarani no MS.

Leia mais:

As informações são preliminares e transmitidas por integrantes da comunidade – em estado de choque. Devido ao nervosismo, não se sabe se além de Nísio outros indígenas foram mortos. Os relatos dão conta de que os pistoleiros sequestraram mais dois jovens e uma criança; por outro lado, apontam também para o assassinato de uma mulher e uma criança.  

“Estavam todos de máscaras, com jaquetas escuras. Chegaram ao acampamento e pediram para todos irem para o chão. Portavam armas calibre 12”, disse um indígena da comunidade que presenciou o ataque e terá sua identidade preservada por motivos de segurança.


Massacre ocorrido na manhã dessa sexta (18/11)
Conforme relato do indígena, o cacique foi executado com tiros na cabeça, no peito, nos braços e nas pernas. “Chegaram para matar nosso cacique”, afirmou. O filho de Nísio tentou impedir o assassinato do pai, segundo o indígena, e se atirou sobre um dos pistoleiros. Bateram no rapaz, mas ele não desistiu. Só o pararam com um tiro de borracha no peito.

Na frente do filho, executaram o pai. Cerca de dez indígenas permaneceram no acampamento. O restante fugiu para o mato e só se sabe de um rapaz ferido pelos tiros de borracha – disparados contra quem resistiu e contra quem estava atirado ao chão por ordem dos pistoleiros. Este não é o primeiro ataque sofrido pela comunidade, composta por cerca de 60 Kaiowá Guarani.  

Decisão é de permanecer

Desde o dia 1º deste mês os indígenas ocupam um pedaço de terra entre as fazendas Chimarrão, Querência Nativa e Ouro Verde – instaladas em Território Indígena de ocupação tradicional dos Kaiowá.

A ação dos pistoleiros foi respaldada por cerca de uma dezena de caminhonetes – marcas Hilux e S-10 nas cores preta, vermelha e verde. Na caçamba de uma delas o corpo do cacique Nísio foi levado, bem como os outros sequestrados, estejam mortos ou vivos.

“O povo continua no acampamento, nós vamos morrer tudo aqui mesmo. Não vamos sair do nosso tekoha”, afirmou o indígena. Ele disse ainda que a comunidade deseja enterrar o cacique na terra pela qual a liderança lutou a vida inteira. “Ele está morto. Não é possível que tenha sobrevivido com tiros na cabeça e por todo o corpo”, lamentou.

SEMENTES DA BIODIVERSIDADE


Festa Estadual de Sementes em Nova Iguaçu – Sementes da Biodiversidade Fortalecendo a Agricultura Familiar no RJ


Sementes da biodiversidade fortalecendo a agricultura familiar no Rio de Janeiro
Nos dias 29 e 30 de novembro, por volta de 350 agricultores e agricultoras de todo o estado do Rio de Janeiro se reunirão em Nova Iguaçu (RJ) para debater sobre o papel das sementes no fortalecimento da agricultura familiar no estado durante a Festa Estadual de Sementes.
Numa realização da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ), da Associação da Feira da Roça de Nova Iguaçu (AFERNI) e do Projeto Semeando Agroecologia, a Festa será um momento único de troca de experiências sobre o uso e a conservação de sementes tradicionais. Durante os dias de encontro,
serão realizadas oficinas temáticas onde agricultores e agricultoras poderão debater sobre resgate, seleção, guarda de sementes; preparo de alimentos revalorizando os sistemas locais de produção; uso e conservação das plantas medicinais, além de poderem debater sobre os malefícios do uso de agrotóxicos para agricultura, para o meio ambiente e para a sociedade em geral.
Em paralelo as oficinas será realizada uma feira de Saberes e Sabores onde os agricultores, agricultoras e o público em geral poderão conhecer as
variedades de sementes de cada região do estado, trocar as sementes e os conhecimentos sobre cada espécie, além de trocar e vender os produtos da agricultura familiar como doces, bolos, mel, verduras e legumes.
No dia 30 de novembro, os participantes da Festa Estadual de Sementes se
juntarão à Feira da Roça, expondo seus produtos. Haverá um ato público naPraça Rui Barbosa, onde acontece semanalmente a feira. Na parte da tarde,
representantes das articulações regionais e de instituições que apoiam a agricultura familiar se reunirão para construírem juntos uma proposta para o Projeto Estadual de Sementes.
A Festa Estadual de Sementes conta com o apoio da Diocese de Nova Iguaçu,Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu, Emater-Rio e da Ceasa e tem o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania.
Programação
Dia 29 de novembro (terça feira)
8h. Plenária
- Mística de abertura e apresentação dos participantes
- Mesa: “a importância das sementes tradicionais e da biodiversidade para o
fortalecimento da agricultura familiar ecológica”
- debate
12:30h. Almoço
14h. Feira e mostra solidárias da biodiversidade
15h -Oficinas paralelas
1. Sessão de Vídeos Agrotóxicos para quem?
2. Remédios caseiros
3. Manejo de sementes
4. Culinária tradicional
5. Alimento vivo – Irma
6. Artesanato produzidos com a biodiversidade
18h Jantar
19h às 22 h. Programação Cultural
Dia 30 de novembro (quarta feira)
Feira da Roça – Praça Rui Barbosa
12h Almoço
14:30h Reunião de trabalho para construção do projeto estadual de sementes –
salão da Catedral
Para maiores informações:
Marcio – (21) 8134-0540
Luiz – (21) 9147-8872
urbana@aspta.org.br

MÍDIA E SOCIEDADE

Nesta quinta-feira, 24 de novembro, na cidade mineira de Juiz de Fora, como parte da programação alusiva ao Mês da Consciência Negra, o Grup... leia mais em:
Blog do Vinnicius Moraes: Qual o papel da mídia na sociedade? Vamos juntos d...:

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO BRASIL RURAL

No Senado, Comissão de Constituição e Justiça aprova Política de Desenvolvimento do Brasil Rural


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (16) o projeto de lei que institui a Política de Desenvolvimento do Brasil Rural. A proposta prioriza a implementação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável em localidades com população média inferior a 50 mil habitantes e com baixos índices de desenvolvimento humano e educacional.

Além disso, o autor do projeto estabelece que essas políticas públicas serão desenvolvidas, prioritariamente, nos municípios com mais beneficiários de programas governamentais de transferência de renda e com maior concentração de agricultores familiares, de quilombolas, indígenas e assentados da reforma agrária.

O relator do projeto de lei, Eduardo Suplicy (PT-SP), disse que a finalidade é “orientar a ação do Poder Público para o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais”. Ele acrescentou que a política de desenvolvimento tem como princípios a sustentabilidade social, cultural, política, econômica e ambiental das ações implementadas.

Suplicy ressaltou que o projeto viabilizará ao país “qualificar a intervenção nos espaços rurais, estabelecendo normas gerais voltadas à implementação de planos, programas e ações” que permitam o desenvolvimento sustentável dessas localidades. A matéria ainda será analisada por outras comissões do Senado antes de seguir para apreciação em plenário.

AGÊNCIA BRASIL

O CALOTE DO GOVERNO NOS CARGOS DA CATEGORIA

ANASTASIAMENTO DO DIA: Tem um ditado popular que diz que "tem gente que senta sobre o próprio rabo para falar do rabo dos outros. O governo não diz que não pagando o piso ele caloteia a categoria em um cargo a cada nove.
Explico: Um cargo no estado tem 24 horas-aula sendo 18 na sala e 6 de módulo. A lei do piso fala em 1/3 fora da sala de aula. Um terço de 24 é 8 horas-aula. Logo estaríamos trabalhando apenas 16 horas-aula e não 18.

Logo, a cada nove cargos, há professores que tem dois, é um cargo que ele caloteia a categoria.

PADRE JOÃO NA ALMG PELO COMBATE AO AGROTOXICO


Trabalhadores rurais e consumidores são maiores vítimas dos agrotóxicos 
(17 de novembro de 2011)
Fotos: Felipe Batista"
"
A Audiência Pública realizada em uma parceria da Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) sobre o uso abusivo de agrotóxicos e suas consequências nocivas para a saúde teve como destaque as principais vítimas desse tipo de procedimento criminoso: o trabalhador/agricultor rural, que lida diretamente com esses produtos e os consumidores, que comem diariamente alimentos envenenados. No encontro, realizado pela Subcomissão sobre o Uso de Agrotóxicos e suas Consequências à Saúde — da qual Padre João é o propositor e relator — e a Comissão de Saúde da ALMG, por requerimento do deputado estadual Adelmo Leão, estiveram presentes especialistas e autoridades representando o Comitê Estadual da Campanha Permanente contra o Uso de Agrotóxicos e pela Vida; a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), - Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG) e UFMG. 
Padre João anunciou que o relatório da Subcomissão será apreciado nesta quinta, em Brasília. A audiência contou com o apoio dos deputados Rogério Correia e Almir Paraca, todos do PT.
A coordenadora do Grupo de Estudos em Saúde do Trabalhador Rural da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Eliane Nonato Silva, disse que os pequenos produtores são os que mais sofrem com os efeitos dos praguicidas e pesticidas usados nas lavouras. A exposição a grandes doses desses produtos provoca doenças agudas que são possíveis de serem identificadas, mas há também — e talvez pior — a exposição a pequenas quantidades ao longo da vida, citando exemplo de crianças de 6 anos que levam almoço aos pais na lavoura e lá têm contato com os produtos por vários anos. Tais problemas são mais difíceis de detectar e defendeu maior investimento em pesquisa para apontar tais doenças crônicas.
Para Eliane Silva, um exemplo de doença crônica desenvolvida pelo contato com agrotóxico durante um longo período de tempo é o câncer de pele. Ela também destacou outros problemas frequentes como a alteração no sistema imunológico das pessoas, o aumento da suscetibilidade a infecções e o crescimento de casos de aborto e má formação do feto.
O deputado federal Padre João divulgou dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apontando que anualmente são produzidas e importadas no Brasil, respectivamente, 613 e 266 mil toneladas de agrotóxicos. Com relação ao consumo, o deputado mostrou que esse número chega a 789 mil toneladas por ano. O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, da Anvisa, detectou que, de um total de 3.130 amostras analisadas, 29% apresentaram resultados insatisfatórios quanto à porcentagem de agrotóxicos presentes. Entre as culturas mais afetadas estão as de batata e tomate.

Agroecologia é defendida como alternativa
O uso de tecnologias alternativas de produção agrícola, que não estejam baseadas no uso de agrotóxicos, foi defendido por alguns participantes, entre eles o coordenador geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Minas Gerais, Juseleno Anacleto da Silva. Segundo ele, embora ainda não exista uma discussão nesse sentido, por meio da agroecologia é possível que o trabalhador tenha melhores condições de vida e obtenha uma produção de qualidade.
O representante do Comitê Permanente contra o Uso de Agrotóxicos pela Vida, Frederico Santana, também defendeu um plano de ação, com o financiamento em pesquisa, na produção e em uma nova formação profissional, de maneira a reverter o modelo de produção existente para o agroecológico.
O coordenador estadual de Meio Ambiente Agroecológico da Emater, Marco Aurélio Borba Moreira, também defendeu o incentivo à produção agroecológica. Segundo ele, já existem casos em que a produção de alimentos orgânicos chegou aos mesmos patamares de produção das lavouras tradicionais. “Já temos condições de produzir alimentos mais saudáveis e compatíveis com os níveis de produção tradicional”, comentou. Ao falar sobre o uso abusivo de produtos químicos utilizados atualmente, Moreira considerou como preocupante o fato de o consumo médio de agrotóxicos por habitante no País chegar a cinco quilos por ano.

Fiscalização
A falta de fiscalização quanto ao uso de agrotóxicos por parte dos órgãos ambientais competentes foi um dos aspectos abordados por alguns dos participantes da audiência, entre eles o assessor da Diretoria de Política de Assalariados da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Rômulo Luiz Campos. Segundo ele, não existe fiscalização e as empresas que estimulam o uso de produtos químicos nas lavouras não são penalizadas. O produtor Juseleno Anacleto, do município de Espera Feliz, e representante da Federação dos Agricultores Familiares, ratificou as palavras de Campos e relatou que, por inúmeras vezes, fez denúncias contra grandes fazendeiros sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos, mas nenhum órgão ambiental fez qualquer tipo de vistoria no local.
O maior controle por parte do Estado no uso de insumos químicos também foi defendido pelo deputado Adelmo Carneiro Leão. Já o deputado Carlos Mosconi (PSDB) mostrou preocupação com a falta de informação da população sobre o assunto. Segundo ele, as pessoas muitas vezes não sabem o que estão consumindo.
Durante a fase de debates, a professora de Ecologia, Geografia e Política Socioambientais da UNI-BH, Ângela Gomes, sugeriu que o Estado fiscalize com mais rigor a produção agrícola, viabilizando a utilização de um selo nos alimentos, que informe o grau de intoxicação causado pelos agrotóxicos.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

CARTA DE FOZ DO IGUAÇU


Blogueiros de 23 países aprovam Carta de Foz do Iguaçu

Documento defende luta por liberdade de expressão, contra qualquer tipo de censura ou perseguição política dos poderes públicos e das corporações do setor, por novos marcos regulatórios da comunicação, pelo acesso universal à banda larga de qualidade e contra qualquer tentativa de cerceamento e censura na internet. Próximo encontro já está marcado para novembro de 2012, também em Foz do Iguaçu.
Marcel Gomes *
Foz do Iguaçu – O 1º Encontro Mundial de Blogueiros terminou sábado (29) após reunir, durante dois dias, 468 ativistas digitais, jornalistas, acadêmicos e estudantes de 23 países e 17 Estados brasileiros. O próximo encontro já foi marcado e acontecerá em novembro de 2012, também em Foz do Iguaçu.
Na plenária final, foi aprovada a “Carta de Foz do Iguaçu”, documento que trata do papel da blogosfera na construção da democracia – o tema central do encontro. A carta defende a luta por liberdade de expressão, contra a censura ou perseguição política dos poderes públicos e das corporações, por novos marcos regulatórios da comunicação, pelo acesso universal à banda larga e contra o cerceamento e censura na internet.
“Para um primeiro encontro organizado em apenas dois meses, não há dúvida que tivemos êxito”, disse Altamiro Borges, do Instituto de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. “A comunicação só vai avançar quando o movimento social se apropriar dela, não será meia dúzia de blogueiros e tuiteiros que farão a revolução”, apontou. Participaram do encontro sindicalistas e ativistas de vários movimentos sociais, como o MST e a Via Campesina.
Para Joaquim Palhares, da Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação (Altercom), a democratização da comunicação no país passa pela articulação da imprensa alternativa, o que foi possibilitado pelo encontro dos blogueiros e é tarefa da própria Altercom. “Um de nossos objetivos precisa ser a democratização das verbas de publicidade do Estado, que são alvo das organizações representativas da grande imprensa, como a ANJ (Associação Nacional de Jornais)”, afirmou Palhares, que também é diretor da Carta Maior.
Leia, a seguir, a íntegra da “Carta de Foz do Iguaçu”:
“O 1º Encontro Mundial de Blogueiros, realizado em Foz do Iguaçu (Paraná, Brasil), nos dias 27, 28 e 29 de outubro, confirmou a força crescente das chamadas novas mídias, com seus sítios, blogs e redes sociais. Com a presença de 468 ativistas digitais, jornalistas, acadêmicos e estudantes, de 23 países e 17 estados brasileiros, o evento serviu como uma rica troca de experiências e evidenciou que as novas mídias podem ser um instrumento essencial para o fortalecimento e aperfeiçoamento da democracia.
Como principais consensos do encontro – que buscou pontos de unidade, mas preservando e valorizando a diversidade –, os participantes reafirmaram como prioridades:
- A luta pela liberdade de expressão, que não se confunde com a liberdade propalada pelos monopólios midiáticos, que castram a pluralidade informativa. O direito humano à comunicação é hoje uma questão estratégica;
- A luta contra qualquer tipo de censura ou perseguição política dos poderes públicos e das corporações do setor. Neste sentido, os participantes condenam o processo de judicialização da censura e se solidarizam com os atingidos. Na atualidade, o WikiLeaks é um caso exemplar da perseguição imposta pelo governo dos EUA e pelas corporações financeiras e empresariais;
- A luta por novos marcos regulatórios da comunicação, que incentivem os meios públicos e comunitários; impulsionem a diversidade e os veículos alternativos; coíbam os monopólios, a propriedade cruzada e o uso indevido de concessões públicas; e garantam o acesso da sociedade à comunicação democrática e plural. Com estes mesmos objetivos, os Estados nacionais devem ter o papel indutor com suas políticas públicas.
- A luta pelo acesso universal à banda larga de qualidade. A internet é estratégica para o desenvolvimento econômico, para enfrentar os problemas sociais e para a democratização da informação. O Estado deve garantir a universalização deste direito. A internet não pode ficar ao sabor dos monopólios privados.
- A luta contra qualquer tentativa de cerceamento e censura na internet. Pela neutralidade na rede e pelo incentivo aos telecentros e outras mecanismos de inclusão digital. Pelo desenvolvimento independente de tecnologias de informação e incentivo ao software livre. Contra qualquer restrição no acesso à internet, como os impostos hoje pelos EUA no seu processo de bloqueio à Cuba.
Com o objetivo de aprofundar estas reflexões, reforçar o intercâmbio de experiências e fortalecer as novas mídias sociais, os participantes também aprovaram a realização do II Encontro Mundial de Blogueiros, em novembro de 2012, na cidade de Foz do Iguaçu. Para isso, foi constituída uma comissão internacional para enraizar ainda mais este movimento, preservando sua diversidade, e para organizar o próximo encontro.”
A Militância Socialista se fez representada neste encontro por meio do seu Coordenador Geral Renato Simões.

II Congresso da JPT: vitória da revolução democrática e de uma nova geração política

Já passava da meia noite de terça para quarta quando foi anunciado o resultado final do II Congresso da Juventude do PT, que ocorreu em Brasília, entre os dias 12 e 15 de novembro. O evento marcou o início da construção de uma nova direção para a juventude petista, com a hegemonia da chapa “Uma nova geração para construir a revolução democrática brasileira”. O novo Secretário Nacional será o companheiro Jefferson Lima, da CNB. A nova secretária adjunta será a companheira Joanna Paroli, da tese Avante e militante da Democracia Socialista.
Com resoluções à esquerda do debate partidário e com a perspectiva de enraizamento na juventude brasileira, o congresso deve ser visto pelas suas virtudes e, ao mesmo tempo, como uma experiência que precisa avançar na sua democracia.
Assista aqui a gravação da defesa da tese Avante, feita pela companheira Joanna Paroli
Balanço inicial
A aliança entre a tese Avante e a Construindo Um Novo Brasil foi essencial para aprovar uma resolução política e organizativa mais avançada para a JPT.
A maior vitória ficou por conta da inserção do conceito de revolução democrática ao documento, o que demonstra uma atualização programática mais à esquerda da juventude do partido. Com essa resolução, garantimos a concepção segundo a qual é necessário um partido militante, democrático e socialista para avançar a revolução democrática brasileira. Mesmo que algumas chapas tenham votado contra essa resolução, ela foi aprovada pela amplíssima maioria dos delegados e delegadas do II Congresso.
Quanto à política de alianças do PT para as próximas eleições, foi aprovada uma resolução mais avançada que a do 4o Congresso, priorizando alianças com os partidos do campo democrático e popular. No 4o Congresso a resolução falava apenas da proibição de alianças com PSDB, DEM e PPS.
Outra importante vitória foi a rejeição a uma emenda do Trabalho que propunha que a JPT deixasse de lado o debate sobre a legalização das drogas, em especial da maconha. A aprovação dessa moção certamente afastaria a Juventude do PT do debate progressista sobre o tema.
Essas resoluções aprovadas certamente nos dão maior capacidade de construir uma JPT para fora do partido, capaz de disputar aos valores da juventude brasileira e reencantar os jovens com a política. O nome da chapa vitoriosa, composta pelas teses Avante e Construindo um Novo Brasil, expressou esse sentimento hegemônico: Uma Nova Geração para Construir a Revolução Democrática Brasileira.
Mensagem ao Partido
A falta de unidade entre as diferentes correntes da Mensagem começou a ser verificada nas etapas estaduais do Congresso. Não se aliaram na maioria dos congressos estaduais e tinham enfoques distintos sobre o papel do 2° Congresso.
Desde o início do processo o MAIS privilegiou a relação com a Inaugurar e buscou uma aliança com o Trabalho. A Avante sempre privilegiou a unidade da Mensagem antes de dialogar com outras forças, mas a movimentação do MAIS inviabilizou isso.
No Rio de Janeiro, por exemplo, a Avante venceu o congresso mas sofreu oposição dos companheiros do MAIS, que apoiaram a CNB. No Rio Grande do Sul esse grupo obteve delegados nas duas chapas que polarizaram a eleição (Avante e JCNB).
Do ponto de vista programático, é necessário ressaltar que a emenda ao texto de conjuntura que falava sobre a revolução democrática, apesar de aprovada pela maioria do congresso, recebeu voto contrário dos delegados do Mais.
A votação mais “polarizada” do congresso nacional expressou bem o frágil acordo político entre as teses que “denunciaram” a chapa formada entre a Avante e a JCNB. Apesar de MAIS e Fora da Ordem, em vários estados, indicarem secretários adjuntos por composição política (como em MG e RJ), apresentaram, junto com a AE, a Inaugurar e a Militância Socialista, uma proposta incompreensível de “regulamentação da secretaria adjunta” que tornava obrigatória a indicação do segundo candidato mais votado para o cargo. Pautaram-se pela reação à aliança composta pela Avante e JCNB, esquecendo o debate de fundo do congresso, e protagonizaram cenas de impressionante agressividade e desrespeito, incompatíveis com a cultura solidária do socialismo.
A Articulação de Esquerda, que em vários estados priorizou a relação com a JCNB, apresentou-se aliada à Militância Socialista na etapa nacional. A chapa Fora da Ordem reuniu Movimento PT, PTLM, Tribo e Novos Rumos.
A aliança entra a tese Avante e a CNB, no Congresso Nacional foi essencial para a formação de uma chapa que garantisse a ampla maioria (411 votos contra 241 conseguidos pelas outras chapas juntas) para a aprovação de um programa mais à esquerda e compatível com o novo momento do PT, após os avanços do 4o Congresso. Essa ampla votação ainda garantiu o direito da chapa nomear os ocupantes da Secretaria Nacional e da Secretaria Adjunta da JPT.