sexta-feira, 6 de novembro de 2015

MUTUM FICOU EM 1685º LUGAR, NADA MAL

A revista IstoÉ divulgou recentemente o ranking das cidades brasileiras melhor para se viver. A pesquisa abrangeu os 5.565 municípios. E
Em primeiro lugar está Curitiba-PR, vindo em segundo Joinville-SC, em terceiro Belo Horizonte-MG, quarto lugar com Maringá-PR e em quinto lugar Caxias do Sul-RS.

Destaque também para Uberlândia, onde temos o prefeito Gilmar Machado, conhecido por nossos movimentos sociais, em 8º Lugar.

 
FOTO GARIMPADA NA INTERNET
Comparando Mutum com as cidades da Região, estamos atrás de Afonso Cláudio-ES (1151º), Aimorés-MG (1348º) e Ibatiba-ES (1566º).

Veja a lista de Cidades apenas da região considerada pelo nosso Blog:
1º- AFONSO CLÁUDIO/ES – 1151.
2º - AIMORÉS/MG – 1348.
3º - IBATIBA/ES – 1566.
4º - MUTUM/MG – 1685.
5º - IPANEMA/MG – 1731.
6º - LAJINHA/MG – 2216.
7º - BREJETUBA/ES – 2466.
8º - POCRANE/MG – 3659.
9º - CHALÉ/MG – 4324.
10º - SÃO JOSÉ DO MANTIMENTO/MG – 4621.
11º - CONCEIÇÃO DE IPANEMA/MG – 4628.
12º - TAPARUBA/MG – 5050.

CIDADE DE AFONSO CLÁUDIO-ES

Considerando o ranking apenas das cidades de pequeno porte, num total de 2.444 em todo Brasil, temos Congonhas/MG em primeiro lugar. Afonso Cláudio/ES ocupando a 649ª posição, Aimorés/MG a 791ª, Ibatiba/ES a 933º e Mutum/MG a 1006º posição.

O blog também pesquisou algumas cidades que por motivos de proximidade, emprego, saúde ou acesso ao ensino superior, abrigam significativa quantidade de mutuenses:

VITÓRIA/ES – 15.
JUIZ DE FORA/ MG – 22.
VILA VELHA/ES - 38
IPATINGA/MG – 64.
SERRA/ES – 102.
CARIACICA/ES -181.
COLATINA/ES – 224.
GOVERNADOR VALADARES/MG -  229.
MANHUAÇU/MG - 425.
MURIAÉ/MG - 341.
IÚNA/ES – 1313.
MANHUMIRIM/MG – 1340.

Vitória/ES que abriga grande número de mutuenses ausentes é considerada melhor para se viver que Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.

O ranking leva em consideração a elevação qualitativa e quantitativa de 212 indicadores diversos num período de 10 anos. O ranking “As Melhores Cidades do Brasil” foi elaborado com base em metodologia exclusiva desenvolvida pela Austin Rating, a principal empresa de classificação de risco do país, que mapeou e ranqueou o nível de desenvolvimento socioeconômico dos 5.565 municípios brasileiros.
Segundo a Revista ISTOÉ o anuário “As Melhores Cidades do Brasil”, apresenta um panorama real das cidades brasileiras, divulgando e reconhecendo as gestões municipais mais bem sucedidas no país. Como foi concebido a partir de dados oficiais, o prêmio pode ser visto também como uma chancela e um selo de qualidade das boas administrações do País.
O ranking “As 1000 Melhores Cidades do Brasil” foi elaborado com base em metodologia exclusiva desenvolvida pela Austin Rating, que originou no IISD – Índice de Inclusão Social e Digital – O IISD foi calculado com base em mais de 500 indicadores extraídos de fontes primárias como, por exemplo: IBGE, STN, Ministério do Desenvolvimento, entre outras.
Esses indicadores foram analisados de forma qualitativa e quantitativa, divididos em 4 pilares fundamentais e 16 subgrupos específicos, permitindo uma avaliação justa e precisa dos Municípios.


Texto baseado em postagem feita no blog: http://pascoalonline.blogspot.com.br

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

CONTAGEM REGRESSIVA PARA O 10º FORUM PELA PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL


Acontecerá neste final de semana, em Espera Feliz, o 10º Fórum Pela Promoção da Igualdade Racial (FOPPIR). Desde sua primeira edição, O FOPPIR se consolidou como movimento estadual, congregando diversas entidades que atuam no campo da igualdade racial, constituindo-se num evento referência em Minas Gerais na luta pela igualdade racial e tornando-se um espaço para discussões, debates e proposições acerca de uma política voltada para promoção de igualdade racial, em todas as áreas: saúde, educação, cultura, juventude, mulher, comunidades quilombolas, economia solidária, controle social, etc., e em todos os níveis e esferas de poder.

Para esta edição que terá o tema: “UMA HISTÓRIA DE LUTA E RESISTÊNCIA, CONSTRUINDO A DEMOCRACIA POPULAR”,  propõe-se um resgate histórico das discussões ocorridas nos fóruns anteriores, uma avaliação das ações empreendidas em prol da população negra e um debate sobre a consolidação e ampliação das conquistas da população negra nos últimos anos, sem deixar de analisar o cenário atual e os desafios impostos para esta população.  
José Weber (Manhumirim-MG)

 O 10º FOPPIR inicia-se nesta quinta-feira, 05/11, com a chegada dos participantes em Espera Feliz, se estendendo até o próximo domingo numa intensa programação que inclui palestras, grupos de trabalho e vivências culturais.

Dentro da programação merece destaque a noite cultural do sábado, 06/11, que acontecerá na Praça em Espera Feliz, com várias apresentações culturais e com grande show com cantor Djalma Santos.

Fique atento, você que não poderá participar poderá acompanhar as noticias, fotos e vídeos através deste site e das redes sociais. 
Página no Site do Fomene: http://www.fomene.org.br/2015/
(Colaboração: José Weber (Manhumirim-MG)