quarta-feira, 19 de maio de 2010

GREVE É UM JOGO DE ESTRATEGISTAS

Essa é a sexta greve que participo. Três delas como estudante e essa é a terceira como professor. Apesar de ser cada uma em um contexto diferente, existe algumas características comuns em todo movimento grevista que compartilho.
a) A greve é um momento dentro de uma campanha maior, que sempre é contra uma situação injusta, imoral e intolerável.
b) A greve uma hora acaba.
C) Nossa arma na greve é o corpo, com presença e por vezes palavras, e alguns artefatos como bandeiras, faixas, etc...
d) Voltar a trabalhar, ou estudar, não é recuar, desde que a greve produza uma mesa de negociação para seguir com a campanha que deflagrou a greve.
e) Na greve as estratégias muda de uma hora pra outra.
f) O medo de represália se faz presente na greve, porém sentir a força do movimento, a energia positiva de estarmos juntos lutando por um mesmo ideal deve vencer o medo.
g) A greve desnunda os aparelhos de controle daquele que mantém a situação a ser mudada, e faz cair certas máscaras dos atores sociais ( no nosso caso caiu a máscara da mídia, da justiça e dos deputados de situação).
h) Após a greve e a conquista devemos manter os laços de relacionamentos estabelecidos ou fortalecidos durante o movimento.

Todas essas características de uma greve, se fizeram presente nessa semana, quando nosso movimento já ultrapassa 40 dias. Se for preciso para gestar e parir uma nova educação nesse estado, que fiquemos nove meses de greve. Em janeiro teremos uma nova educação nesse Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário