terça-feira, 26 de junho de 2012

MINHA CAUSA: EMANCIPAÇÃO CULTURAL

Minha causa política é a emancipação econômica, política, social e cultural da classe trabalhadora. Isso mesmo. Entendo que a  luta de classe ainda existe, e me entristece e ao mesmo tempo me estimula quando percebo que por trás de muitos políticos estão grupos econômicos com a finalidade de ter seus representantes no legislativo e no executivo, seja municipal, estadual ou federal.

Entendo como emancipação cultural o direito da classe trabalhadora resgatar a cultura popular. Para isso precisamos popularizar e redemocratizar os meios de comunicação, promotores e veiculadores de cultura. As rádios comunitárias tiveram grande papel nesse quesito, precisamos buscar as televisões comunitárias e em breve estaremos compartilhando o que nós chamamos de rádio social. É verdade que também queremos que a classe trabalhadora tenha acesso a chamada "cultura da elite". É desafiante trabalhar ao mesmo tempo com a cultura popular como a Charola e Folia de Reis, com Hip Hop e popularizar a ópera.



Por isso, trago para minha plataforma de atuação, não sou candidato em 2012, mas estou me esforçando para aumentar minha militância política, proposta como a PAIXÃO ORGANIZADA, que dá condições de grupos organizados em fãs-clube e torcidas organizadas pleitearem recursos públicos para estarem junto com seus artistas ou clubes queridos. Também queremos realizar o encontro CAFÉ, BROA E VIOLA. Hoje demos um passo para que isso aconteça ano que vem. outro ponto de partida é o QUADRITUM (FESTIVAL DE QUADRILHA DE MUTUM), O MUSITUM (FESTIVAL DE MÚSICA DE MUTUM-MG) e acima de tudo uma lei de estímulo a cultura (que alia patrocínio, publicidade e incentivo ao comércio), algo próximo da Lei de Incentivo a Cultura.

Podemos entender esporte como cultura. O futebol deve ser incentivado, para proporcionar aos jovens oportunidades como o Basquete, Volei, Handebol e futsal, além do rugby, são maneiras de envolver a juventude, sobretudo da classe trabalhadora, em situações construtivas, fugindo do ócio que leva às drogas e a outros comportamentos antissociais.

Mais em diante continuaremos esse bate papo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário