quinta-feira, 22 de setembro de 2016

OBSERVAÇÕES DE RUDÁ SOBRE MUDANÇAS NO ENSINO MÉDIO

SÉRIE: OBSERVAÇÕES DE RUDÁ


AS MUDANÇAS TRAMADAS PARA O ENSINO MÉDIO (CONSED)

1. FLEXIBILIZAÇÃO
Foco no protagonismo do aluno e seu projeto de vida. Cada rede define como seguir. Aluno monta a sua trajetória como um lego, peça por peça. Inclusão das competências, fundamentais para o desenvolvimento do estudante.
Formação integral do aluno para a construção de seu projeto de vida e para a sua formação nos aspectos cognitivos e socioemocionais.
2. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
Define o que é obrigatório. O que tem que saber em todas as áreas. A organização, nos currículos do ensino médio, das competências, habilidades e dos objetivos de aprendizagem das áreas do conhecimento, definidos na Base Nacional Comum Curricular, será feita de acordo com critérios estabelecidos em cada sistema de ensino (rede).
3. BNCC + ESCOLHA POR UMA DETERMINADA ÁREA
Permite a escolha por preferência dentro das 5 trilhas possíveis: linguagem, matemática, ciências sociais e humanas, ciências da natureza e formação técnica e profissional.
4. TEMPO INTEGRAL
Ampliação gradativa da carga horária na escola e também em outros ambientes, em consonância com o Plano Nacional de Educação e os Planos Estaduais de Educação.
De 800 para 1.400 horas/anuais
5. LÍNGUA INGLESA OBRIGATÓRIA PARA TODOS
6. NOVA LEGISLAÇÃO NÃO IMPÕE UM ÚNICO MODELO DE EM
7. SEMINÁRIOS COM ESTUDANTES
MP permite soltar as amarras do EM para, posteriormente, o CONSED e Secretarias desenharem novos modelos com apoio dos estudantes e de especialistas.
8. SEMINÁRIOS ESTADUAIS
Orientações e discussões sobre modelos de ensino médio e como implantar. Foco nos técnicos do EM.

Por que Medida Provisória (MP)?
Tem força de lei e prevê a imediata aplicação e prioriza a discussão no Congresso do assunto para transformação de lei. Se não fosse por MP dificilmente seria aprovado como Lei em 2016 e temos a urgência de fazer a reforma, para não perder mais um ano.

Além desta MP será apresentado o edital do novo Ensino Médio em Tempo Integral. Sobre este edital teremos mais informações na sequência.